Como forma de conscientização e prevenção do câncer de mama, diversas instituições, no Brasil e no mundo, promovem campanhas. Em Londrina, o Hospital do Câncer realiza a “GOPINK”, uma prova de corrida e caminhada no Lago Igapó II.
Em outubro, institucionalizou-se mundialmente a campanha “Outubro Rosa”. A ação tem como principal objetivo conscientizar as mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando assim as chances de cura e a redução da mortalidade. A campanha é simbolizada pelo laço cor-de-rosa.
Em Londrina, algumas ações serão realizadas, entre elas a “GOPINK – Corrida do Outubro Rosa“, uma prova de corrida e caminhada promovida pelo Hospital do Câncer de Londrina, que será realizada dia 14 de outubro, às 8h, na Rua Prof. Joaquim de Matos Barreto (Lago Igapó II). O objetivo é promover a campanha de conscientização do câncer de mama com uma atividade saudável, que enfatize não só a prevenção da doença, mas o cuidado da saúde como um todo. Quem se interessar, pode se inscrever nesse link. A taxa de Inscrição é de R$ 40,00 (Quarenta reais) + taxa do site.
Mais do que levantar dados e conscientizar a população sobre o câncer de mama, o Outubro Rosa visa promover, em diversas instituições públicas e privadas, exames gratuitos ou com preço reduzido, a fim de encorajar as mulheres a detectarem o problema o quanto antes, visto que, nos estágios iniciais, a doença é assintomática e responde muito melhor aos tratamentos. Procure saber na sua cidade quais locais promovem esse tipo de ação.
Embora o mês de outubro seja focado no câncer de mama, muitas instituições aproveitam a data para falar sobre outras neoplasias que podem ocorrer no aparelho reprodutor feminino, tais como o câncer de ovário ou o câncer do colo de útero.
Outubro Rosa no Brasil e no mundo
Como parte da campanha, muitas instituições e pontos turísticos colorem suas fachadas de rosa, cor que simboliza a luta pela prevenção da doença em todo o mundo.
Confira algumas imagens do Outubro Rosa no Brasil e no mundo:

Curitiba/PR

Palácio do Planalto/Brasília

Cristo Redentor/Rio de Janeiro

Sydney/Austrália

Torre Eiffel/França
Como prevenir ou diagnosticar a doença precocemente?
A mamografia ainda é a melhor forma de detectar a doença em seu estágio inicial. O exame, por meio da radiação, cria imagens detalhadas do interior da mama, que revelam de forma precisa a presença de tumores ainda muito pequenos. No entanto, o autoexame ainda é fundamental para o diagnóstico precoce.
Como fazer o autoexame?
Consulte seu médico caso observe alguma anormalidade nas mamas.
Fonte de consulta: https://minutosaudavel.com.br/outubro-rosa/
Estamos à disposição pelos telefones 0800 400 1827 | (43) 2104-4000 ou pelo e-mail multibelt@multibelt.com.br
Seja sempre bem-vindo(a) em nosso site!