Para maximizar ainda mais os resultados em sua operação, é fundamental realizar a colheita com equipamentos adequados. Os mais comuns são a plataforma Draper e/ou a Caracol que vão acopladas às colhedoras.
No entanto, quais são as diferenças entre as duas?
Continue lendo este artigo para descobrir.
Por que é necessário aumentar a colheita agrícola?
Em primeiro lugar, sabemos que o aumento da população mundial trouxe consigo uma preocupação: a quantidade de alimentos disponíveis para alimentação.
Diante dessa necessidade, pesquisas e tecnologias foram sendo desenvolvidas para ampliar não apenas o plantio, mas, principalmente, a colheita.
No entanto, para abastecer um mercado com alta demanda, a colheita manual foi substituída por maquinários específicos para o setor, por exemplo, a colhedora convencional Caracol.
Com o constante investimento em pesquisas e tecnologias, especialistas da área, então, projetaram um novo equipamento para minimizar esse problema: a Plataforma Draper.
Sendo o Brasil um dos principais exportadores de grãos para o planeta, com uma área agricultável de, aproximadamente, 550 milhões de hectares, os produtores rurais devem conhecer a respeito das diferenças entre as tecnologias disponíveis para fazer a escolha certa e expandir a qualidade e quantidade da colheita.
Diferenças entre a Plataforma Draper e a Colhedora Convencional Caracol
As maiores perdas na produção agrícola, geralmente, ocorrem na colheita. Seja por acontecer no tempo errado ou pela ineficiência do maquinário.
No entanto, quando se trata de colhedoras, os desperdícios estão relacionados ao sistema de corte, recolhimento e alimentação dos grãos.
Dessa forma, para compreender melhor sobre a eficiência de cada colhedora, veja a seguir as principais diferenças de colheita entre a Plataforma Draper e a Colhedora Convencional Caracol.
Plataforma Draper: contém uma esteira para recebimento e alimentação interna dos grãos dentro do maquinário.
Diferencia-se por:
- Melhor adaptação às condições do terreno, do tipo de grãos e da altura de corte, gerando melhor estabilidade;
- Velocidade elevada por conta da maior potência dos motores;
- Menor consumo de combustível por ser mais leve;
- Maior capacidade de carregamento;
- Menos embuchamentos;
- Permite regulagens personalizadas.
Acima de tudo, esses diferenciais da Plataforma Draper aumentam a produtividade no campo com redução das perdas de grãos e maior aproveitamento do tempo de trabalho.

Colhedora convencional Caracol: por conter um condutor helicoidal com um sem-fim para alimentação dos grãos no maquinário, é mais acessível financeiramente, no entanto, mais ineficiente do que a Plataforma Draper:
- Baixa adaptação às irregularidades do terreno;
- É mais pesada, então consome mais combustível e é mais lenta;
- Menor capacidade de carregamento;
- Maior risco de embuchamentos.

Em conclusão, para adquirir a máquina ideal para a colheita, é preciso considerar os custos de aquisição e custos operacionais em relação aos ganhos de produtividade e redução de perdas.
Por isso, caso você opte pela Plataforma Draper, deverá estar atento à qualidade e manutenção da esteira para garantir a resistência, durabilidade e alta produtividade que você procura para sua colheita.
Estudo que comprova a diferença entre a Plataforma Draper e a Colhedora Convencional Caracol
A Universidade Federal do Mato Grosso realizou um estudo para avaliar colhedoras com plataforma draper e plataforma convencional operando em diferentes velocidades de deslocamento na colheita de soja.
Além disso, foram avaliadas as perdas totais de grãos ocasionadas pelas máquinas e a capacidade operacional teórica de cada uma. Os maquinários em questão foram:
- Plataforma Draper: Massey Ferguson 9790, ano 2014;
- Condutor helicoidal convencional (Caracol): John Deere 9670 STS, ano 2012.
A tabela a seguir mostra o resultado das perdas totais:
Abaixo encontra-se a capacidade de campo teórica de cada máquina:
Com esse estudo, fica comprovado a maior eficiência da Plataforma Draper na na otimização do tempo da colheita, pois ocorre em uma velocidade maior e com menor índice de perda de grãos.
Para conferir o estudo completo, acesse o site do Grupo Cultivar.
Onde encontrar Esteira para Plataforma Draper?
A Multibelt é a primeira empresa nacional a desenvolver a Esteira para Plataforma Draper para a realidade do solo brasileiro.
A nossa esteira contém:
- Emborrachamento extra-abrasão (mesma borracha usada na fabricação de pneu),
- Maior número de taliscas;
- Resistência a impactos, suportando a rigidez sem perder a flexibilidade.
A Esteira para Plataforma Draper da Multibelt pode ser instalada nas principais marcas do mercado agrícola.
Para saber mais, solicite um atendimento dos nossos especialistas.