Originalmente desenvolvida em 1917, as correias têm um papel fundamental na indústria de transmissão. São elas que mantêm a força de transmissão entre duas polias em um mesmo motor.
Inicialmente, eram fabricadas com cordões de fibra de algodão, embutidos em matrizes de borracha comum.
Porém, com o desenvolvimento de correias de maior durabilidade e confiabilidade a borracha natural foi substituída pela borracha sintética, proporcionando maior resistência e rigidez ao produto final.
Há muitos tipos de correias disponíveis no mercado. Todas com a mesma função. O que irá diferenciá-las é são os materiais e as características das dinâmicas. Neste texto, você vai conhecer os principais tipos de correias de transmissão e quais são as suas peculiaridades. Confira:
Os tipos de correias de transmissão
- Correias em V ou Trapezoidal: são as correias mais utilizadas na indústria. Justamente pela sua capacidade de adaptação a diversos setores e por seu ótimo desempenho nas mais exigidas condições de trabalho. Como o próprio nome sugere, elas possuem formato em V, que evita que a correia deslize.
- Correias transportadoras e elevadoras: As correias transportadoras são fabricadas em tecido nylon/poliéster e podem ser encontradas em diversos ambientes onde existe a necessidade de movimentação e transporte de cereais, fertilizantes, minérios, madeira, argila, caixas e sacarias.
- Correias em PVC para transporte e elevação de açúcar: Com foco na qualidade e nas especificações técnicas exigidas pelo mercado, essas correias são fabricadas são fabricadas em PVC e apresentam FDA alimentos, anti estática, alta resistência à abrasão e antichamas. Além de possuir uma superfície homogênea, emendas vulcanizadas e alta resistência à umidade.
- Correia PU Frayless: Esse tipo de correia é uma novidade exclusiva da Multibelt. Visando atender a demanda do mercado de correias alimentícias, a Multibelt traz para o Brasil a correia transportadora de PU com tecido Frayless. Nossos clientes podem contar com uma correia que não desfia, nem contamina o produto transportado. Entre as suas principais caracteristícas, o fato de não desfiar e já vir com cobertura antimicrobiana, que protege o produto transportado de uma possível contaminação, se destacam.
Gostou de saber um pouco mais sobre as variações de correias industriais de transmissão? Então, talvez você se interesse em conhecer um pouco mais sobre a Multibelt. Aperte o link e conheça mais sobre as nossas correias.